top of page

No mesmo período de conclusão do quadro, Hellena Kuasne, Criadora da Meninê Costure estava em busca de parceires para criar uma peça colaborativa. Com essa oportunidade amplia pesquisa de sereyas desenvolvendo em conjunto um Kimono frente e verso com um lado totalmente bordado. foram cinco semanas de trabalho intenso e expansivo encontrando com outros dois vodus Legba, o mensageiro dos dois mundos, grardião dos caminhos, Chaveiro do Paraiso, Exu. Danbala e Aida-Wedo as serpentes do arco iris, associadas a riqueza, felicidade, conhecimento e dirigentes dos destinos da humanidade, da renovação e do encontro do sol e da chuva, Oxumaré.


Sereyas parte de um quadro inspirado nos versos sementes "desertos de sereyas teceremos uma teia no beijo meu mar" da música de ontem de Liniker Barros. A partir dessa provocação busquei referência imagética nos Vudos Haitianos onde encontrei com Lasirene, Deusa do mar, com vários sincretismos religiosos com Santa Martha, Madonna del Mar e Yemanjá. Retrata-la não expressaria esse tecer de teias, a construção de rede, era preciso fazer a fusão (o pwen, o que para os haitianos é o ponto de encontro da pessoa com o sagrada, cultuado com seus panteões, bandeiras com representações divinas bordadas com lantejoulas e miçangas, quanto maior a bandeira mais brilhante e mais pessoas se encontram com o divino, o vodu). O plural da frase e a necessidade de encontro gerou a ideia de espelhar a imagem formando um desenho de duas sereyas iguais conectadas.
.jpg)
O sucesso do Kimono de Sereyas pela Meninê Costure aproximou o diálogo. Hellena captou a ideia de criar lidando com materiais esquecidos e fez um vestido reutilizado tecidos que sobravam de suas modelagens com a palheta de cores dessa pesquisa em bordado; Azul, Verde e Rosa. Onde volto a bordar só que em uma proporção menor sendo assim com um resultado mais dinâmico, menos custoso e consciente.

Sereyas se proponhe a trabalhar a partir do encontro, com novas propostas, formatos e artistas, se tornando um trabalho atemporal que só existe em contato com o outro. Arthur Moura Campos foi o último a se interessar pela proposta e desenvolvemos uma tela de serigrafia que multiplica o trabalho, torando possível a impressão com tinta que pode ser sobre o papel ou o tecido. A foto ao lado mostra uma das peças de roupa estampada de Sereyas.
Todos os processos de sereyas estão documentados no instagram @bordabioncinha em fotos e videos.
bottom of page